ANTI COVID-19

Regresso à Atividade Odontológica

Numa altura em que é preciso evitar a propagação e transmissão do vírus, a Assistência Pura tem vindo a acompanhar os seus parceiros e clientes na procura de soluções e equipamentos de forma a garantir a redução do risco de contágio entre pacientes e profissionais de saúde.

A principal via de transmissão do vírus é a saliva, tanto por inalação/ingestão/contato direto com as mucosas, com gotículas, como também devido ao contato com objetos ou superfícies que entram por sua vez em contato com a saliva infetada em 2-9 dias anteriores. 

O aerossol salivar é igualmente capaz de transmitir o vírus. A transmissão orofecal também é descrita. O vírus tem afinidade por um receptor presente nas células do trato respiratório e nos ductos das glândulas salivares. Cada gota de saliva produzida é potencialmente capaz de transmitir o vírus, o que significa que as lavagens com produtos bucais anti-sépticos podem reduzir apenas a carga infeciosa, mas não são capazes de eliminar o vírus na saliva produzida após o término dos enxaguamentos.

DICAS ANTI COVID-19

Promover a segurança e cuidados a ter com o seu paciente ao entrar e sair do consultório

Face à evolução do COVID-19 em Portugal, a OMD tem vindo a atualizar a forma de atuação dos profissionais de saúde e médicos dentistas. Relativamente ao atendimento dos pacientes em clínicas e consultórios de grande e pequena dimensão, peça sempre ao entrarem na clínica para lavare e desinfetarem as mãos – em nenhum momento deve tocar ou cumprimentar alguém.
Comece a triagem do paciente por telefone e termine antes de entrar no consultório, medindo a temperatura com um termómetro e sem contato direto. Sugere-se também que realize um questionário focando as seguinte questões:

  • Viajou para os países de risco nos últimos 14 dias?
  • Tem ou teve febre nos últimos 14 dias?
  • Tem ou teve algum problema respiratório, nomeadamente tosse, nos últimos 14 dias?
  • Esteve em contacto (não protegido) com um caso confirmado de COVID-19?
  • Nos últimos 14 dias, esteve em contacto próximo com alguém que apresentava sintomas respiratórios agudos?
Recomenda aos pacientes que mantenham casacos, telemóveis e comprimidos fora da área clínica, enquanto bolsas e mochilas só podem ser trazidas para a área clínica se inseridas anteriormente em sacos de plástico fechados com um nó. Sempre que possível, os pacientes também devem colocar uma proteção descartável nos sapatos.
A melhor forma de garantir que as partículas virais não ficam a “pairar” em zonas comuns após a saída  dos seus pacientes, é ventilar as instalações do seu consultório com muita frequência, como por exemplo: ligar a ventilação 24/7, ainda que seja num regime baixo; abrir as janelas mais do que o habitual, nem que comprometa o conforto térmico, especialmente em salas que foram usadas previamente por terceiros.

SOLUÇÕES ANTI COVID-19

Estações, dispositivos e soluções de proteção e prevenção para o local de trabalho.

My Safety Zone Pro

PREVENÇÃO

– O My Safety Zone Pro é uma estação de trabalho para estar localizada antes da entrada na área clínica, o que indica aos pacientes o procedimento a ser realizado.
Uma etapa obrigatória, que comunica todas as medidas de higiene e segurança adotadas por estudos realizados, transmitindo confiança e segurança.
O My Satefy Zone Pro inclui:
Dispensador saco individual para acondicionar objetos pessoais / Dispensador de Luvas / Dispensador Cobertura de Sapatos / Dispensador de Máscaras / Líquido Desinfetante / Compartimento de Resíduos
Distribuidor de saco destacável com suporte para rolo / Distribuidor de máscaras, luvas, botas / Compartimento automático de dispensador de desinfetante para as mãos / Compartimento de resíduos com suporte de saco de metal / Link para arquivo digital de triagem de pacientes.
Dimensões My Safety Zone Pro 510x470x1440mm
Embalagem 800x1200x400mm
Manual de Montagem / Tempo de Montagem: 5 minutos
 
> Ver Brochura
Fabricante: Tecnomed Itália

Safety Shield

PREVENÇÃO

Para a prevenção contra os riscos de contaminação, o sistema mais simples é chamado Safety Shield, uma barreira de proteção para ser colocada no balcão de recepção ou na secretária.
Os pedestais laterais tornam a estrutura estável e fácil de posicionar. A abertura inferior de 10 cm de comprimento, permite a passagem de documentação e procedimentos administrativos.
O Safety Shield mede 60 cm de altura e está disponível em 2 diferentes comprimentos. Fabricado em plexiglass de 4 mm, possui alta transparência e rigidez.
 
> Ver Brochura
Fabricante: Tecnomed Itália

Equipamentos de Proteção Individual

A regra da utilização de equipamentos de proteção Individual, como o uso de máscaras aplica-se de forma a evitar a transmissão de gotículas de saliva – o principal veículo para a transmissão do vírus.

Também sabemos que pode ocorrer instintivamente o tocar na mão do seu paciente ou em superfícies infectadas, por essa razão, sugerimos que tanto o paciente como o profissional de saúde devam usar luvas de proteção e máscaras após desinfeção das mãos.

Escudo Protetor Aerossóis

PROTEÇÃO

SKUDO: uma solução prática, única, ergonômica e eficaz para alcançar a barreira máxima de proteção – uma barreira invisível ontra os aerossóis. As recentes recomendações sobre os riscos de transmissão do Covid-19, que incorporam as principais das chamadas “precauções padrão” sugerem realizar apenas cuidados urgentes e tomar as medidas preventivas mais eficazes em proteção contra aerossóis com alto efeito contaminante – o SKUDO é um perfeito aliado.
SKUDO é facilmente aplicado em qualquer encosto de cabeça.
Um braço flexível de 90 cm está ancorado no suporte SKUDO, que pode ser fixado – sem qualquer limitação de posicionamento.
 
> Ver Brochura
Fabricante: Tecnomed Itália

Óculos Protetores

PROTEÇÃO

Óculos de proteção MGLASS representam um nível de defesa fundamental dos riscos de contágio durante o curso normal de serviços odontológicos.
Leves e envolventes, com tratamento anti-embaciamento e anti-queda, eles podem ser também usado sobre óculos pessoais, garantindo visão ideal do campo operacional em qualquer situação.
Feitos de policarbonato macio e ultra transparente, eles são equipados com uma faixa elástica ajustável que garante uma aderência ergonômica e confortável para o rosto. MGLASS respeita alto padrões de segurança que oferecem qualidade, resistência, desempenho e ergonomia.
 
> Ver Brochura
Fabricante: Tecnomed Itália
Máscaras-de-proteção-micro-particulas

Máscaras de Proteção

PROTEÇÃO

O equipamento de proteção respiratória (EPR) deve ser adequado e estar apto para o trabalho dos profissionais de saúde. As máscaras semifaciais podem ser utilizadas para proteção contra micro-partículas.
A seleção de EPR disponíveis e reutilizáveis da Assistência Pura oferece-lhe a oportunidade de estar protegido e ao mesmo tempo com conforto, estilo e com a manutenção que necessita para trabalhar de forma eficiente e segura ao longo do tempo.
Caraterística: Máscaras reutilizáveis
Embalagem/Pack com 10 unidades
Fabricante: KSL

CONSELHO ANTI COVID-19

A Assistência Pura recomenda a instalação de um filtro de bactérias na linha de ar de exaustão.

Filtro de Bactérias / Ar de Exaustão

PREVENÇÃO

Filtro de bactérias do ar de exaustão para V / VS 600 – V / VS 1200 S, V 2400, PTS 200 e sistemas de sucção clínica V 6000, V 9000, V 12000, V 15000 e V 18000. 
Validade: Troca de filtro a cada 1-2 anos
Fabricante: Dürr Dental

Filtro de Bactérias / Ar de Exaustão

PREVENÇÃO

Filtro de bactérias do ar de exaustão para VS 250 S, V / VS / VSA 300 S, Variosuc e PTS 120.
Validade: Troca de filtro 1 vez por ano.
Fabricante: Dürr Dental

A higiene salva vidas.

Proteja a saúde dos seus colaboradores e do seu cliente.

Unidades de Sucção / Cânula

PREVENÇÃO

– Cânula Universal para adultos
– Alto volume de sucção de cerca de 300 l / min por terapeuta (Fonte: Barnes, J. B., Harrel, S. K., Rivera-Hidalgo, F. (1998))
Trabalhando com uma cânula grande de sucção com entradas de ar secundárias
– Unidades de sucção robustas para operação confiável e contínua
Sistemas Venturi ou trabalhar apenas com um ejetor de saliva não são suficientes para reduzir os aerossóis
– Limpeza e desinfecção adequada e regular do sistema de sucção com Orotol® plus e limpador MD 555
– Arranjo ideal da potência de sucção e inspeção regular do volume de sucção por um técnico de serviço.
Fabricante: Dürr Dental

Extrator de Aerossol

PREVENÇÃO

assistência pura

214 748 136